Diário do Rio de Janeiro
|
- O processo de criação da logo Rio 2016
- Vídeo de lançamento da Marca Rio 2016
- 4 Anos de Diário do Rio
- Logo Rio 2016
- Feliz Ano Novo
- Bloco da Maconha no Carnaval do Rio?
- Logo dos Jogos Olímpicos 2016 será conhecida hoje
- Sergio Cabral será empossado na ALERJ amanhã pela manhã
- Rede Globo terá fogos de Copacabana em Alta Definição
- Metrô da Barra–como ficará
Posted: 31 Dec 2010 09:41 PM PST
A marca são 3 pessoas abraçadas em volta da cidade, em volta do Rio, que remete a um coração, ou a palavra “Rio”, ao Pão de Açúcar. E todo o conceito vem da ideia de Paixão e Transformação, abaixo do vídeo tem a explicação sobre o processo de criação retirado do site da Tátil, além de imagens sobre a logo. Paixão e TransformaçãoDESAFIOO PROJETO DOS SONHOSUma marca que precisava expressar união. Inspirar superação e otimismo. Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo. Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos. Começava assim o projeto que deu à Tátil a alegria e o orgulho de criar a marca dos Jogos Olímpicos. PROCESSO INVESTIGAÇÃO, BRAINSTORMS, COCRIAÇÃO. O JEITO TÁTIL DE CONSTRUIR MARCAS Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje. Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito. De um jeito coletivo, múltiplo, cocriativo, combinando inovação com aprofundamento, o que buscamos de verdade é revelar o propósito por trás de cada marca. Uma visão de futuro, refletida num conjunto de diretrizes e práticas diárias, a partir da qual a marca pode fortalecer sua presença na vida das pessoas e seu compromisso efetivo com a transformação do presente, gerando valor para todos. O PROCESSO CRIATIVO Reunimos uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo. Investigamos o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais. Fomos entender as estruturas latentes por trás de Paixão, Transformação e Carioca. Criamos planetas Rio 2016 e polinizamos cada um deles com muitas referências, conceitos, tendências, artigos. Fizemos brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes. Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores. As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva. A marca final foi a mais cocriativa. SOLUÇÃO PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana. Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz. Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar. A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada. O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário. Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável. É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 08:57 PM PST
Uma logo bonita, um vídeo emocionante e a cidade mais bonita do mundo!!! E ainda queriam que os jogos fossem em Chicago… Bem assistam o vídeo:
|
Posted: 31 Dec 2010 06:06 PM PST
Hoje existem vários blogs sobre nossa cidade, como pode ser visto aqui. Todos excelentes, é claro. Obrigado a todos os leitores e amigos do Diário por terem ajudado a chegar a estes 4 anos e espero continuar blogando por muito mais tempo. Mas vamos aos números, não vou entrar no de acessos, não tenho mais ideia da conta. Mas alguns posso dizer com certeza:
|
Posted: 31 Dec 2010 04:50 PM PST
No símbolo podemos ver pessoas de mãos dadas fazendo a sombra do onipresente Pão de Açúcar. O que vocês acharam? Achei bem melhor do que a de Londres e me surpreendeu positivamente. Agora esperar para ver qual será a mascote. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:45 PM PST
E deixo a dica de ver a nova foto do Ayrton 360, tirada de um ultra leve mostrando um pouco da região onde ocorrerá os jogos Olímpicos de 2016. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:37 PM PST
É conhecida a posição do governador quanto ao tema. Mas um bloco destes, no meio do carnaval, em época que o carioca se mostra intolerante ao tráfico? Chega a ser um absurdo,tudo bem ser favorável às drogas (quem lê o Diário sabe que sou favorável é que a criminalize de verdade), e que criem seus movimentos. Mas misturar o carnaval com isso que não dá. Claro, há uso de drogas no Carnaval. Mas também há furtos e nem por isso tem de sair um bloco “Me deixa roubar um pouquinho”. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:26 PM PST
Torço para que a logo seja de bom gosto mas pelo que podemos ver no site, com o laranja, será algo quente como o carioca. O que me espanta é que a marca não tenha vazado até hoje, especialmente em uma época de WikiLeaks… mas a multa também que quem vazasse levaria era altamente impeditiva. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:15 PM PST
Durante a solenidade, na forma do artigo 139 da Constituição Estadual, Cabral e Pezão prestarão o seguinte compromisso: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as Leis e promover o bem geral do povo do Estado do Rio de Janeiro". Em seguida, a primeira-secretária da Alerj, deputada Graça Matos (PMDB), lerá o Termo de Posse de cada um, que será assinado por eles, e o presidente Jorge Picciani os declarará empossados. Cabral subirá à Tribuna de Orador, para pronunciar seu discurso, ao término do qual a cerimônia será encerrada. O presidente da Alerj também fará uma saudação ao governador, no início da solenidade. Ao término, o governador dará uma entrevista coletiva para a imprensa, no Saguão Getúlio Vargas, e, em seguida, seguirá para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Roussef (PT). Para a cerimônia na ALERJ, foram convidadas 1.200 pessoas, sendo que 570 já confirmaram presença. Entre elas, 55 deputados estaduais, 13 deputados federais, 21 secretários de estado, 56 prefeitos, nove presidentes de partidos, seis presidentes de câmaras municipais, dois senadores e um recém eleito para o Senado e 22 representantes consulares. Para fazer a segurança da cerimônia, que também contará com a presença do arcebispo do Rio e de representantes da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), da Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomercio) e da Associação Comercial do Rio (ACRJ), a Casa disponibilizará 84 seguranças de seu quadro de funcionários. Sergio Cabral deverá chegar à Alerj por volta das 10h45, com a família, quando passará a guarda e será recepcionado pelo presidente do Parlamento fluminense no topo das escadarias do Palácio Tiradentes. Logo em seguida, ambos seguirão para uma reunião, dentro da Casa Legislativa, com o Comitê Olímpico Internacional (COI), prevista para terminar às 11h20. Logo após, acompanhado de Picciani, o governador irá para a sala da presidência, de onde partirá, dez minutos depois, para a cerimônia no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Durante a solenidade, a mesa será composta pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, pelo procurador geral de Justiça do Rio, Cláudio Soares Lopes, e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, além de Picciani, Cabral e Pezão. No Plenário, 240 pessoas assistirão a solenidade, que também será acompanhada por 150 pessoas nas galerias,100 no Salão Nobre e 70 na sala das comissões (os dois últimos locais com transmissão por TV). Foto: ALERJ por Ana Pinta Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:06 PM PST
Só no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais estarão envolvidos nas transmissões do Réveillon. Para mostrar, ao vivo, as imagens das festas, o jornalismo contará com 10 câmeras. Três unidades móveis e dois helicópteros, os Globocops, darão apoio à operação. Se bombear ano que vem a transmissão será 3D Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 06:54 AM PST
Começou a circular um vídeo mostrando como ficará o futuro metrô da Barra, no Jardim Oceânico. Apesar de ter previsão de inauguração para 2012, ela só deve começar a funcionar com os trens em 2015 quando deve terminar a ligação com Ipanema. Não gostei muito da ponte estaiada, acho que ela quebra o visual para as matas. Mas tá na moda, né? Depois do X lá de Sampa parece que todos querem fazer assim agora. Posts Relacionados:
|