Roberto Abraham Scaruffi

Wednesday, 21 April 2010

Posted: 20 Apr 2010 12:30 PM PDT

Foto: ACNUR
Na semana passada, o governo australiano disse que ia congelar os pedidos de asilo de candidatos do Sri Lanka e Afeganistão que chegam por via marítima; na mesma altura, as autoridades anunciaram a reabertura de uma base aérea para os abrigar.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, pediu à Austrália para procurar alternativas à detenção de candidatos a asilo que chegam de barco, afirmando que não representam qualquer risco para a segurança ou saúde pública.
A reação da agência da ONU segue-se à decisão do governo australiano de reabrir um centro de detenção numa região remota do país.
Desafios Operacionais
Na semana passada, a Austrália disse que ia congelar os pedidos de asilo de candidatos do Sri Lanka e Afeganistão que chegam por via marítima. Na mesma altura, as autoridades anunciaram a reabertura de uma base aérea para os abrigar.
Mais de 1,8 mil candidatos a refugiados chegaram à Austrália de barco desde o início do ano. A grande maioria é proveniente dessas duas nações asiáticas.
O ACNUR reconhece os desafios operacionais associados à capacidade do centro de detenção da Ilha do Natal. A agência afirma, porém, que a escolha da base aérea de Curtin, numa área isolada, torna difícil o fornecimento de serviços essenciais.
O representante regional do órgão, Richard Towle, descreveu a combinação de detenção compulsiva, suspensão de pedidos de asilo, isolamento geográfico do novo centro e ausência de monitoramento judicial eficaz como fatores perturbadores.
Impacto Negativo
Ele salientou que a experiência mostra que tais medidas deverão ter um impacto negativo na saúde e bem estar dos candidatos a refugiados.
O ACNUR disse que vai continuar discussões com o governo sobre formas de minimizar o impacto da suspensão de pedidos de asilo e os efeitos sobre a saúde da contínua detenção dos refugiados.
Fonte: Rádio ONU