Roberto Abraham Scaruffi

Thursday, 30 December 2010


Posted: 29 Dec 2010 12:57 PM PST

Recusa acontece depois de várias crianças haitianas terem sido adotadas por francesas (Foto: AFP)

Um total de 75 haitianos que desembarcaram em dois aeroportos de Paris na semana passada, em dois voos diferentes sem visto para entrar na França, estavam ontem detidos à espera que a Justiça se pronuncie.
A Câmara Municipal de Paris confirmou a informação revelada pelo jornal “Le Parisien” da presença de um primeiro grupo de 32 pessoas chegado na passada quinta-feira ao aeroporto de Orly, a partir de Porto Príncipe, e de outras 43 pessoas que tinham aterrado no domingo em Charles de Gaulle.
Os haitianos que desembarcaram em Orly – com um visto para irem para o Benin, o que chamou a atenção dos funcionários do aeroporto – foram detidos quando deixavam o aeroporto, cuja direção deu conta do relato de alguns familiares instalados em França.
Os refugiados haitianos foram transferidos para os espaços dos aeroportos dedicados a confinar as pessoas que chegam a França sem documentação para entrarem no território, e podem permanecer nessa área de espera durante 96 horas antes de comparecerem diante de um juiz ou serem expulsos do território francês.
Na segunda-feira, um juiz libertou 16 deles, mas a Procuradoria recorreu e todos continuam detidos. Segundo “Le Parisien”, estes haitianos pediram asilo na França. No caso de o Ministério da Justiça considerar os processos injustificados, podem recorrer ao Tribunal Administrativo de Paris, competente nestas questões em todo o território francês.