Roberto Abraham Scaruffi

Thursday 31 January 2013

Ricardo Gama



Posted: 30 Jan 2013 11:44 AM PST




Jornal Estado de São Paulo


A violência contra jornalistas durante a campanha eleitoral para prefeito em outubro fez o Brasil despencar no ranking de liberdade de imprensa no mundo. Dados divulgados hoje pela entidade Reporters Sem Fronteira apontam que o Brasil ocupa a posição de número 108 entre os países no que se refere à liberdade de imprensa. No total, 179 países foram avaliados.

Em apenas um ano, o Brasil caiu nove posições. Hoje, Libéria, Uganda, Paraguai e Guine Bissau estão melhor posicionados que o País no ranking.

Em 2011, o Brasil já havia perdido 41 lugares no ranking. “O cenário da imprensa está gravemente distorcido (no Brasil)”, indicou a entidade. “Altamente dependente das autoridades políticas em nível estadual, a imprensa regional está exposta a ataques, violência física contra seus funcionários e ordens judiciais de censura, que também atingem os blogs”, apontou.

Segundo a instituição, a violência contra jornalistas na campanha para as eleições municipais de 2012 agravou ainda mais a situação, principalmente longe dos grandes centros de poder do País. O ano, segundo dados de várias entidades internacionais, foi um dos mais mortais para a imprensa brasileira.

O líder do ranking é a Finlândia, seguida por Holanda e Luxemburgo. Os Estados Unidos aparecem apenas na 32ª posição. Coréia do Norte, Eritreia e Síria estão entre os locais com o pior desempenho em relação à liberdade de imprensa.

Posted: 30 Jan 2013 05:50 AM PST
.
Reprodução charge publicada hoje na Folha de São Paulo, clique na imagem para AMPLIAR.

Posted: 30 Jan 2013 05:27 AM PST
.
Barbaridade !!!

Força, muita força para os familiares que perderam seus entes queridos.

E que a justiça seja rigorosa e ágil.
  
Folha de SP

Um pedido de doação de medicamento, feito pela diretora de enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, Soeli Terezinha Guerra, 50, ajudou a esclarecer a natureza dos sofrimentos impostos aos jovens feridos e mortos no incêndio da boate Kiss.

Hidroxocobalamina é o nome do medicamento solicitado. Serve para combater a intoxicação causada pelo gás cianeto, o mesmo usado nas câmaras de gás nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Era o princípio ativo do tristemente famoso Zyklon B dos campos de extermínio.

Segundo o pesquisador Anthony Wong, diretor médico do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), trata-se de um dos venenos mais letais, por sua capacidade de paralisar os mecanismos de produção de energia das células, matando-as.
Pois o cianeto apareceu junto com a fuligem e o monóxido de carbono dentro da Kiss, como consequência da combustão dos materiais usados no revestimento acústico.

"Não tem cheiro nem cor e é capaz de matar em um prazo curtíssimo, de quatro a cinco minutos", explica Wong.

A detecção do cianeto é feita por análises químicas. Mas essa suspeita já existia mesmo antes da confirmação laboratorial. "É que o gás é subproduto da combustão de materiais como espuma de poliuretano, usada em revestimentos baratos com finalidades acústicas", diz Wong.

Revestimentos acústicos de boa qualidade são antichamas e não inflamáveis, portanto não produzem o cianeto.

A enfermeira Soeli disse ontem à Folha que o Hospital Universitário de Santa Maria já recebeu doações da hidroxocobalamina em quantidade suficiente para o tratamento dos pacientes lá internados (até ontem em número de 11).

Mas o toxicologista da USP considera inaceitável que o principal hospital público da cidade tenha de ter contado com doações. "Na França, todos os serviços de pronto-socorro estão equipados com a hidroxocobalamina para tratar intoxicações por cianeto."

Ele explica que, no Brasil, o medicamento (comercializado sob o nome de Rubranova) é de difícil acesso porque o laboratório que importava o sal parou de fazê-lo, e o país não o produz. Nas farmácias, o sal também não é vendido.

No Hospital Universitário, três pacientes ainda necessitam de ventilação mecânica para conseguir respirar. E ainda há o risco de sequelas causadas por lesões nas células nervosas, fruto da falta de oxigênio. Esse é um resultado possível da intoxicação por cianeto, uma vez que o veneno mata as células que entram em contato com ele.

O mais cruel do veneno é que, sem cheiro nem cor, muitos jovens acabaram intoxicados achando que estavam protegidos por máscaras improvisadas com roupas molhadas enroladas no rosto. Se conseguiu barrar boa parte das partículas de fuligem, diz Wong, esse expediente foi absolutamente inútil contra o cianeto.
Posted: 30 Jan 2013 05:23 AM PST
.
O problema será a mlorosidade da justiça, centenas de recursos e etc, quantas décadas levará para esse processo ter fim ?
 
Folha de SP

Após a tragédia de Santa Maria, todos se perguntam quem são os culpados -que devem ser identificados e responsabilizados.

Do ponto de vista penal (e também civil) devem responder todos os que criaram (membros da banda) ou incrementaram (porteiros) algum tipo de risco proibido relevante.

São também responsáveis todos os que, juridicamente obrigados, tinham que ter atuado com a cautela devida de forma a evitar a tragédia e não agiram (donos do local, bombeiros, agentes públicos etc.).

Não basta, no entanto, descobrir, processar e condenar os responsáveis.

A sentença deve ser eficaz, inclusive civilmente, para produzir efeito preventivo. Mas são incontáveis os problemas da burocracia jurídica: a Justiça é morosa, há abundância de recursos, a execução é demorada etc. Por não contarmos no sistema penal brasileiro com a figura da culpa gravíssima (temerária), com pena intermediária entre a culpa simples e o crime doloso (intencional), fez-se forçosamente o enquadramento dos fatos como dolo eventual, o que significa levar o caso para o tribunal do júri, com toda a morosidade e a complexidade que o caracteriza.

Falta lei para disciplinar a culpa temerária, assim como faltam normas gerais de prevenção de tragédias em locais destinados à aglomeração de pessoas. Depois, claro, impõe-se fiscalizar seu cumprimento.

LUIZ FLÁVIO GOMES é jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil
Posted: 30 Jan 2013 05:20 AM PST
.
Complicado....

Mas e as pessoas, centenas que morreram  por culpa também dos donos da boate Kiss ???
  
Folha de SP

Uma operação organizada por amigos retirou de Santa Maria no domingo um dos sócios da boate Kiss e o levou a um hospital particular numa cidade vizinha -de onde não pode ser levado à prisão enquanto não tiver alta.

Elissandro Spohr, 28, que teve prisão temporária decretada anteontem, está internado em Cruz Alta, a 130 km de Santa Maria, sem previsão de alta.

Spohr estava na boate no momento do incêndio e procurou a polícia horas após a tragédia por temer por sua segurança. Amigos, também preocupados, resolveram levá-lo para outra cidade.
 
Em Cruz Alta, ele permanece em um quarto ao lado da mulher, grávida, que também estava na casa noturna.

O médico Paulo Vieceli, 48, afirma que o empresário inalou fumaça tóxica e precisa ficar em observação.

Também justifica a internação afirmando que Spohr está emocionalmente fragilizado ao extremo.

Spohr, conhecido como Kiko, é considerado preso. Mantido sob a vigilância de policiais, pode ver TV, mas não tem permissão para visitas ou usar o telefone. Não usa algemas.

O médico diz que ele foi para o Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta, porque um amigo em comum o procurou.

"Eles me telefonaram pedindo orientação. Um colega o visitou e viu que ele estava perdendo capacidade de oxigenação. O indicado era a internação, mas lá [Santa Maria] seria impossível. Nós fomos de ambulância UTI buscá-lo e trouxemos para cá."

Ontem, a delegada Lylian Carus, de Cruz Alta, disse que policiais que fazem a guarda de Sphor impediram o que seria uma tentativa de suicídio do empresário.

'DESTRUÍDO'

Segundo o médico, o empresário chora o tempo todo, recebe sedativos constantemente e está "destruído".

Sphor passaria ontem por uma tomografia para avaliar o estado de seu pulmão. O caso não está computado na lista de vítimas em observação.

A delegada de Cruz Alta afirma que reforçou a guarda por questões de segurança.

Segundo ela, o empresário aparentava estar bem quando o viu pela primeira vez, mas ontem estava "muito abalado". "Enquanto o médico não der alta, a gente não o tira [do hospital]."

O prazo da prisão temporária vence no máximo dez dias após a decretação. O médico disse não estar preocupado se o prazo é "cinco ou sete dias".

Vieceli diz que não sabia quem era Spohr até a tragédia, mas era "conhecido" do outro sócio preso, Mauro Hoffmann.
Posted: 30 Jan 2013 05:13 AM PST
.Ao contrário do prefeito e dos bombeiros, delegado de Polícia diz sim que eles tem responsabilidades também sobre as centenas de mortes na boate Kiss.

Por favor, é claro e patente a falha do poder público nessa triste tragédia. Obviamente os donos da boate tem que responder pelos seus atos, mas isso somente mudará de verdade, quando os políticos e gestores públicos passarem a ser responssabilizados civil e criminalmente pela suas açnoes e mossões.
 Vamos aguardar as investigações.
  
Folha de SP


A boate Kiss realizou reformas "por conta e risco", sem passar por vistorias. Tanto prefeitura como Corpo de Bombeiros falharam na fiscalização. A banda Gurizada Fandangueira usou, no show dentro da casa noturna, artefatos pirotécnicos indicados apenas para áreas externas.

Pela primeira vez nas investigações sobre a tragédia em Santa Maria (RS), Polícia Civil e Ministério Público Estadual apontaram indícios de uma falha coletiva.

A entrevista coletiva que anunciou o que está sendo apurado ocorreu ontem, às 17h, um hora depois de o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) ter feito um pronunciamento responsabilizando os bombeiros por erros na fiscalização.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Guido Pedroso de Melo, negou ter havido falhas, mas se recusou a mostrar o último laudo, afirmando que, por fazer parte do inquérito, se trata de documento sigiloso.

A boate estava irregular e "não deveria estar funcionando", disse o delegado Marcelo Arigony, chefe das investigações. Segundo ele, o plano de segurança contra incêndio, de responsabilidade dos bombeiros, estava vencido desde 10 de agosto, e o sanitário, da prefeitura, desde 31 de março.

A polícia informou que as informações solicitadas ao município e aos bombeiros não haviam sido entregues até a conclusão desta edição.

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar possíveis falhas na fiscalização.

De acordo com o delegado, os fogos utilizados pela banda, apontados como a causa do incêndio, eram indicados para áreas externas e foram usados por serem mais baratos.

Essa informação foi prestada à polícia pelos donos da loja onde a banda comprou os artefatos, em Santa Maria.

"O sputnik [espécie de sinalizador] era para ser usado ao ar livre, e os proprietários [da casa noturna] e quem o jogou [integrante da banda], mesmo sabendo disso, o utilizou no ambiente fechado por ser mais barato. Esse era R$ 2,50, e o outro [o adequado], R$ 70."

Os depoimentos, que servem como provas testemunhais, revelam ainda que não havia luzes de emergência e que há "indícios de que os extintores não funcionaram e eram, inclusive, falsificados".

"Por que as pessoas morreram no banheiro? Porque só enxergaram a luz do banheiro e correram para lá pensando que fosse a saída."

Conforme a Folha mostrou ontem, a boate estava superlotada. O plano de segurança aprovado pelos bombeiros (vencido) permitia até 691 pessoas, mas a polícia afirma ter informações de que havia cerca de 1.000 no local.

Testemunhas também disseram que os donos fizeram reformas no prédio "por sua conta e risco", sem passar por vistorias depois. "Vamos evidenciar [se houve] essa questão da falha na fiscalização, nem que tenhamos que cortar na carne do Estado", disse o delegado.

Dois donos da casa noturna e dois integrantes da banda estão presos temporariamente. Ainda anteontem, após a prisão dos quatro, a polícia fez buscas em outra casa noturna e em uma cervejaria de Mauro Hoffmann, sócio da Kiss.

Ontem, três pessoas que haviam ficado de fora da lista oficial foram contabilizados pelo governo, elevando para 234 mortos na tragédia de Santa Maria. À noite, um jovem que estava internado teve morte cerebral.
Posted: 30 Jan 2013 05:05 AM PST
.
.
Essa matéria chega a ser surreal, agora ninguém é culpado, já está provado que os alvarás estavam vencidos, e até extintores de incêndio eram falsificados, mas o prefeito e os bombeiros alegam que não possuem responsabilidades...
 
Folha de SP

A Prefeitura de Santa Maria e o Corpo de Bombeiros se eximiram ontem de responsabilidades na tragédia ocorrida na boate Kiss.

O prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), disse que entregou à polícia todos os documentos que haviam sido pedidos e que as licenças que dependiam da fiscalização da prefeitura estavam regulares.

Na coletiva convocada pela prefeitura ontem, Schirmer leu um pronunciamento se eximindo de responsabilidade e deixou o local sem responder perguntas dos jornalistas. Os questionamentos foram respondidos pelo secretário de Governo, Giovani Mânica.

Mânica, afirmou que a prefeitura é responsável por fiscalizar apenas a área do imóvel e o ramo de atividade.

"A prevenção de incêndios, o plano de evacuação, isso não compete à prefeitura fiscalizar. Não compete à prefeitura fiscalizar quantidade de pessoas. Está na lei estadual, que foi anexada. Compete à Brigada Militar, ao Corpo de Bombeiros", disse.

Segundo cópias entregues à imprensa, a última fiscalização ocorreu em abril de 2012 e a próxima estava prevista para abril deste ano.

Questionado sobre supostas reformas recentes na boate, Mânica disse que cabia aos donos do local registrar na prefeitura qualquer mudança. "Se foi feita alguma coisa criminosa, irregular, não sabíamos. Se o fiscal sabia e não tomou providências, pagará por isso."

Ele disse ainda que o alvará sanitário trata de condições de manuseio do lixo e estava no prazo para legalização.

Segundo o major Gerson da Rosa Pereira, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, a lei estadual facultava ao prédio da Kiss, com suas dimensões, ter uma ou duas portas de saída.

Pereira afirmou que a fiscalização não falhou, mas se recusou a mostrar o laudo da última vistoria, que agora, segundo ele, é "sigiloso, por fazer parte de um inquérito".

Anteontem, o comandante do Corpo de Bombeiros, Guido Pedroso de Melo, disse que a boate estava em condições de funcionar porque a renovação do plano de segurança estava em andamento.

"Fizemos vistoria assim que o alvará expirou e verificamos que os itens mínimos de segurança -iluminação e sinalização de emergência, além dos extintores- estavam em dia."

A Brigada Militar, à qual os bombeiros estão subordinados, reafirmou ontem em nota que o plano contra incêndio da casa noturna aprovado anteriormente previa um público máximo de 691 pessoas e que havia duas saídas de emergência -essas, segundo a planta distribuída pela prefeitura, dariam acesso ao hall de entrada e a uma única porta de saída do prédio.

O advogado Mário Cipriani, que defende o sócio da boate Mauro Hoffmann, disse que somente hoje terá acesso aos documentos e que, só depois de analisá-los, entrará com pedido de soltura de seu cliente.

Ele considerou a prisão precipitada, já que Hoffmann se colocou à disposição da polícia. Seu cliente, diz, não tinha nenhuma participação gerencial e administrativa na boate. Era apenas um acionista.

Os advogados do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus Santos, e do assistente de palco Luciano Augusto Bonilha não foram localizados.

O advogado do sócio da boate Elissandro Spohr e o escritório Kümmel & Kümmel, que representa a Kiss, não quiseram se manifestar. Os donos da boate, o vocalista e o assistente da banda foram presos temporariamente anteontem para, segundo a polícia, não atrapalharem as investigações.
Posted: 30 Jan 2013 05:45 AM PST
.
Realmente sem palavras, morreu tentando salvar vidas. Que a família dele e das demais tenham muita força para superar essa dor.

Capa do jornal Extra

  UOL
 Folha de SP

 ara a tia de Leonardo Machado de Lacerda, 28, 1º tenente da Cavalaria do Exército, a morte do sobrinho deixa um exemplo. "Ele morreu igual a Cristo ao se entregar para aquelas vítimas", disse Maria Ofélia de Figueiredo Beck, 65. 

Lacerda comemorava sua mudança para Santa Maria. Sobreviventes disseram que o jovem salvou um capitão e retornou para buscar duas amigas, mas não resistiu. Foi cremado no final da tarde de ontem, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, no Rio.
Posted: 30 Jan 2013 04:53 AM PST
.
Uma tragédia sem precedentes, mas as TVnão perderam a oportunidade de aumentar a sua ausdiéncia.

Como os blog`s, sites,  e etc.

Até eu, talvez, me inclua nisso, escrevendo sobre a tragédia no boate Kiss,  o meu blog também aumentou a audiência.
  
Folha de SP

De olho no interesse do público em notícias sobre a tragédia em Santa Maria (RS), onde 231 pessoas morreram em um incêndio no domingo, os canais abertos estão disputando quem fala mais sobre o assunto.

Até a noite de segunda-feira, a líder em número de horas dedicadas ao caso é a Record. Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções publicitárias para o mercado, entre os dias 27 e 28, a Record falou sobre o incêndio ocorrido no Sul do país por cerca de 14 horas em sua programação.

A Globo é a segunda rede que mais tem noticiado o assunto: com 10 horas dedicadas ao tema no período. A Band vem em terceiro, com nove horas, seguida por SBT, com 7h30 e RedeTV!, com cinco horas. Somadas, as redes dedicaram, em dois dias, cerca de 46 horas ao acidente.

Nessa maratona em Santa Maria, os programas de variedades saem na frente. São eles os recordistas de tempo de exposição da tragédia, ultrapassando os jornalísticos.

Na Globo, o "Encontro com Fátima" de anteontem foi totalmente dedicado ao tema. Na Record, o programa "Hoje em Dia" ficou 1h20 debatendo o acidente.

Na RedeTV!, a âncora do acidente foi Sônia Abrão, que dedicou 1h30 de seu "A Tarde É Sua" ao assunto.
Importação 
(...)
Temático A tragédia em Santa Maria fez a Globo trocar o filme da "Sessão da Tarde" de ontem. Tratava-se do título "O Cachorro Bombeiro", que mostrava cenas de incêndios. No lugar entrou "Ninguém Segura Esses Fantasmas". 
Temático 2 Já na Record News causou estranheza um plantão sobre o acidente ser seguido por um comercial de desodorante com cenas de um terrível incêndio, com direito a bombeiro herói bonitão.
Posted: 30 Jan 2013 04:43 AM PST
.
Barbaridade !!!!

Alvarás vencidos, e até extintores falsificados, o que é isso ?

E a fiscalização por onde andava ?
 
Folha de SP

Posted: 30 Jan 2013 04:41 AM PST
.
Ué ?

mas por que a justiça não aceitou a ação, qual o motivo ?

O MP errou ?

O certo seria julgar a ação procedente ou ijmprocedente, certo ?
  
Folha de SP

A Justiça Federal do Ceará não aceitou a ação civil pública para que o governador Cid Gomes (PSB) devolva os R$ 650 mil pagos como cachê à cantora Ivete Sangalo para o show de inauguração de um hospital no interior. O caso foi devolvido ao Ministério Público.
Posted: 30 Jan 2013 04:58 AM PST
.
Denuncie você também, ajude a salvar uma vida, se souber de algo errado, ligue para o disque denúncia tel 021 2253-1177, o Rio de Janeiro e o seu povo agradece.

Folha de SP