Roberto Abraham Scaruffi

Wednesday, 5 January 2011

Posted: 04 Jan 2011 12:13 PM PST
Fonte: Rádio ONU

Foto: Unamid
Missão aponta para investigação de confrontos entre comunidades a oeste de Darfur e afirma manter presença robusta no terreno.

A Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur, Unamid, diz estar investigando informações de violência tribal entre comunidades Misseriya e Rizeigat, a oeste da província sudanesa.
Pelo menos duas pessoas morreram e mais 40 ficaram feridas em dezembro, em recontros ocorridos entre tropas do governo e forças do Exército de Libertação do Sudão/Minni Minawi, SLA/MM.
Segurança
A Unamid afirma manter uma “presença robusta no terreno”, com vista a garantir a segurança dos milhares de desalojados pelos confrontos.
Num informe, a Unamid diz que a situação de segurança estava calma em todas as àreas afetadas de Darfur norte e sul.
Auxílio
De acordo com a missão, foram retomadas atividades de transporte em alguns locais.
A missão refere que continua a chegar auxílio aos milhares de desalojados, muitos dos quais em busca de abrigo no exterior de acampamentos da Unamid.
A Unamid foi estabelecida para proteger civis e debelar a violência em Darfur, onde cerca de sete anos de conflito entre o governo, grupos de milícias e rebeldes causaram cerca de 300 mil mortos e 2,7 milhões de desalojados.