27 DE OUTUBRO DE 2012
QUESTÃO KAIOWÁ E GUARANI
Pistoleiros armados estupram e ameaçam indígena de Pyelito Kue em troca de informações
POR - BIA BONDUKI 27 OUT, 2012 - 12:20
Mais uma triste notícia na questão Kaiowá e Guarani, muito discutida nas redes sociais nesta última semana. A indígena M. B. R. foi raptada e estuprada ontem por oito pistoleiros, que buscavam informações sobre sua tribo. A violência aconteceu quando M. B. R. seguia de seu tekoha Pyelito Kue para o centro urbano de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. O motoqueiro que a levava (e que foi supostamente chamado pelo marido de sua tia) desviou o trajeto e a levou ao encontro de seus algozes, onde foi questionada sobre as lideranças de Pyelito Kue sob a mira de espingarda e ponta de faca.
Depois de abandonada no local, M. B. R. foi resgatada por um homem e levada ao hospital para os primeiros socorros. Assustada e ainda sem conseguir falar, a indígena está de volta à comunidade e espera retornar ao hospital. A Funai já deslocou uma equipe para prestar apoio e aguarda o laudo pericial para tomar as primeiras providências.
A comunidade Kaiowá e Guarani ganhou as notícias do Brasil e do mundo após a divulgação de uma carta onde diziam que não abandonariam suas terras, nem que precisassem morrer lutando. E pelo caminhar das notícias, uma ação efetiva se faz mais que necessária.
[CIMI]