Roberto Abraham Scaruffi

Friday 3 May 2013

“Evo Morales expulsa agência norte-americana da Bolívia” e mais 3 atualizações

Link to Jornal A Verdade


Posted: 02 May 2013 02:15 PM PDT
Evo Morales expulsa USAID da BolíviaO presidente da Bolívia, Evo Morales, determinou a suspensão das atividades e a expulsão dos integrantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (cuja sigla em inglês é Usaid). Morales acusa a organização de ingerência política nos sindicatos de camponeses e entidades sociais, além de conspiração contra o governo. Ele admitiu que a decisão é também uma resposta aos Estados Unidos, que consideram a América Latina como quintal.
A agência atuava no país há 40 anos, desenvolvendo projetos em vários setores sociais, como saúde e meio ambiente. “Decidimos expulsar a Usaid da Bolívia, que saia a Usaid da Bolívia, peço ao irmão chanceler [David Choquehuanca] que comunique imediatamente à Embaixada dos Estados Unidos”, disse o presidente no discurso do Dia do Trabalhador.
“Seguramente pensaram que aqui se poderia manipular politicamente e economicamente [os bolivianos], mas esses são tempos passados”, acrescentou Morales. Ele reiterou que o objetivo é manter relações de igualdade entre a Bolívia e os Estados Unidos, usando uma expressão em espanhol de “você para você”. Segundo o presidente, não há mais espaço para a mentalidade de dominação.
“Seremos um pequeno país, mas igual, e merecemos respeito. A expulsão da Usaid é também um protesto ao chanceler [John Kerry], que disse que a América Latina é um quintal dos Estados Unidos”, disse Morales.
Fonte: Agência Brasil
Posted: 02 May 2013 02:02 PM PDT
Peter Brabeck diz que água deve ser privatizadaPeter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que é presidente do grupo Nestlé desde 2005, afirma que é necessário privatizar o fornecimento da água. Isso para que nós, como sociedade, tomemos consciência de sua importância e acabássemos com o subpreço que se produz na atualidade.
Palavras sujas que provocaram estupor, sobretudo quando se tem em conta que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada. Um setor que representa 8% de seu capital, que em 2011 totalizaram aproximadamente 68,5 bilhões de euros.
Pero Brabeker junta essa a outras críticas para destacar que o fato de muitas pessoas terem a percepção de que a água é gratuita faz com que em várias ocasiões não lhes deem valor e a desperdicem. Assim sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo teria que gerido segundo critérios empresariais.
Apesar das rejeições que sua posição provoca, faz tempo que ele defende, sem cerimônia, com entrevistas como esta que aparece no vídeo abaixo, que qualifica de extremistas as ONGs que sustentam que a água deveria ser um direito fundamental.
Em sua opinião, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado, estabelecido pela lei de oferta e procura. Só desta maneira, aponta, empreenderíamos ações para limitar o consumo excessivo que se dá nesses momentos.

Fonte: Brasil de Fato
Posted: 02 May 2013 11:46 AM PDT
Segundo o relatório oficial de estatísticas da União Europeia, a taxa de desemprego subiu mais uma vez na região. Batendo recorde após recorde, os desempregados representam agora 12,1% da população, somando mais de 26 milhões de homens e mulheres.
Os países que apresentam as maiores taxas são Grécia (27,2%), Espanha (26,7%) e Portugal (17,5%).
Entre os jovens a situação é mais grave: 24% dos jovens abaixo dos 25 anos não tem emprego na região. Os países com maior desemprego para a juventude são Grécia (59,1%), Espanha (55,9%), Itália (38,4%) e Portugal (38,3%).
Na Bélgica 22,4% das pessoas com menos de 25 anos não têm trabalho, sendo que o mais surpreendente neste país é que “a grande subida é do grupo que tem um nível de ensino mais elevado. O ensino superior deixou de ser garantia de emprego”, publicou o jornal De Morgen.
Desemprego na Europa
Glauber Ataide