Diário do Rio de Janeiro
|
- O processo de criação da logo Rio 2016
- Vídeo de lançamento da Marca Rio 2016
- 4 Anos de Diário do Rio
- Logo Rio 2016
- Feliz Ano Novo
- Bloco da Maconha no Carnaval do Rio?
- Logo dos Jogos Olímpicos 2016 será conhecida hoje
- Sergio Cabral será empossado na ALERJ amanhã pela manhã
- Rede Globo terá fogos de Copacabana em Alta Definição
- Metrô da Barra–como ficará
Posted: 31 Dec 2010 09:41 PM PST
A criação da logo Rio 2016 foi da agência Tátil, que por acaso também fez a do Bentô Japa, restaurante do qual já comentamos aqui no Diário do Rio. É bem legal o vídeo em que explicam como chegaram a marca, foram mais de 150 desenhos e o escolhido foi o que teria sido mais mexido de forma coletiva. A marca são 3 pessoas abraçadas em volta da cidade, em volta do Rio, que remete a um coração, ou a palavra “Rio”, ao Pão de Açúcar. E todo o conceito vem da ideia de Paixão e Transformação, abaixo do vídeo tem a explicação sobre o processo de criação retirado do site da Tátil, além de imagens sobre a logo. Paixão e TransformaçãoDESAFIOO PROJETO DOS SONHOSImagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá–las para o mundo. Uma marca que precisava expressar união. Inspirar superação e otimismo. Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo. Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos. Começava assim o projeto que deu à Tátil a alegria e o orgulho de criar a marca dos Jogos Olímpicos. PROCESSO INVESTIGAÇÃO, BRAINSTORMS, COCRIAÇÃO. O JEITO TÁTIL DE CONSTRUIR MARCAS Usando o design e o branding como ferramentas poderosas, a Tátil desenha ideias que conectam pessoas e marcas de uma maneira sustentável e geram experiências memoráveis. Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje. Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito. De um jeito coletivo, múltiplo, cocriativo, combinando inovação com aprofundamento, o que buscamos de verdade é revelar o propósito por trás de cada marca. Uma visão de futuro, refletida num conjunto de diretrizes e práticas diárias, a partir da qual a marca pode fortalecer sua presença na vida das pessoas e seu compromisso efetivo com a transformação do presente, gerando valor para todos. O PROCESSO CRIATIVO Foi esse pensamento que nos guiou ao longo de todo o processo criativo. Reunimos uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo. Investigamos o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais. Fomos entender as estruturas latentes por trás de Paixão, Transformação e Carioca. Criamos planetas Rio 2016 e polinizamos cada um deles com muitas referências, conceitos, tendências, artigos. Fizemos brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes. Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores. As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva. A marca final foi a mais cocriativa. SOLUÇÃO PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO Consolidamos esses aprendizados e escolhemos como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a nossa cidade única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana. Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz. Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar. A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada. O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário. Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável. É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 08:57 PM PST
Belíssimo o vídeo de apresentação da Logo Rio 2016, as paisagens do Rio, as cenas com os esportes ocorrendo em vários pontos do Rio, e não apenas o lugar comum, mas também Palácio Capanema, Largo da Carioca. E a música? Em vários ritmos… Uma logo bonita, um vídeo emocionante e a cidade mais bonita do mundo!!! E ainda queriam que os jogos fossem em Chicago… Bem assistam o vídeo:
|
Posted: 31 Dec 2010 06:06 PM PST
Então é isso, hoje o Diário do Rio completa seu aniversário de 4 anos. Comecei ali, no Blogspot como sugestão de um amigo depois de eu reclamar que não existia nenhum blog que tratasse apenas do Rio de Janeiro. Então no dia 1o de Janeiro de 2007, com minha insônia clássica, criei o Diário do Rio, especialmente para defender o Pan do Rio, na época criticado por todos. Hoje existem vários blogs sobre nossa cidade, como pode ser visto aqui. Todos excelentes, é claro. Obrigado a todos os leitores e amigos do Diário por terem ajudado a chegar a estes 4 anos e espero continuar blogando por muito mais tempo. Mas vamos aos números, não vou entrar no de acessos, não tenho mais ideia da conta. Mas alguns posso dizer com certeza:
|
Posted: 31 Dec 2010 04:50 PM PST
Foi apresentada agora a pouco em Copacabana a marca que significará Rio de Janeiro nos próximos anos, a logo dos Jogos Olímpicos de 2016. No símbolo podemos ver pessoas de mãos dadas fazendo a sombra do onipresente Pão de Açúcar. O que vocês acharam? Achei bem melhor do que a de Londres e me surpreendeu positivamente. Agora esperar para ver qual será a mascote. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:45 PM PST
Não vou para Copacabana mas já estou indo para a minha festa de novo com alguns amigos. Então desejo a todos os leitores do Diário do Rio e a quem não lê também, um excelente 2011!!! E lembre-se, amanhã o blog completa seus 4 anos! E deixo a dica de ver a nova foto do Ayrton 360, tirada de um ultra leve mostrando um pouco da região onde ocorrerá os jogos Olímpicos de 2016. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:37 PM PST
Uma matéria no Globo me espantou, os organizadores da Marcha da Maconha quer a ajudar do governador Sergio Cabral para que a Prefeitura do Rio autorize a saída do “Planta na Mente”, um bloco feito por eles e que sairia do Posto 9. É conhecida a posição do governador quanto ao tema. Mas um bloco destes, no meio do carnaval, em época que o carioca se mostra intolerante ao tráfico? Chega a ser um absurdo,tudo bem ser favorável às drogas (quem lê o Diário sabe que sou favorável é que a criminalize de verdade), e que criem seus movimentos. Mas misturar o carnaval com isso que não dá. Claro, há uso de drogas no Carnaval. Mas também há furtos e nem por isso tem de sair um bloco “Me deixa roubar um pouquinho”. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:26 PM PST
A partir das 22 horas da noite de hoje o mundo conhecerá a logo para os Jogos Olímpicos de 2016 que vai acontecer, como todos sabem, aqui no Rio de Janeiro. Muito provavelmente não vou conseguir fazer o post na hora em que sair, vou estar curtindo a festa de Ano Novo (vou tentar atualizar pelo iPhone mas duvido que a Vivo seja minha amiga e esteja com boa conexão na hora). O carioca mais ansioso pode visitar o site oficial do Rio 2016 a partir das 22 horas para ver a nova logo. Torço para que a logo seja de bom gosto mas pelo que podemos ver no site, com o laranja, será algo quente como o carioca. O que me espanta é que a marca não tenha vazado até hoje, especialmente em uma época de WikiLeaks… mas a multa também que quem vazasse levaria era altamente impeditiva. Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:15 PM PST
Não gosto do Sergio Cabral (PMDB), mas a democracia decidiu e ele será empossado amanhã pela manhã na ALERJ, assim como o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). A solenidade começa às 11 hs e deve durar cerca de 2 horas e meia e será presidida pelo presidente da casa Jorge Picciani (PMDB). Durante a solenidade, na forma do artigo 139 da Constituição Estadual, Cabral e Pezão prestarão o seguinte compromisso: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as Leis e promover o bem geral do povo do Estado do Rio de Janeiro". Em seguida, a primeira-secretária da Alerj, deputada Graça Matos (PMDB), lerá o Termo de Posse de cada um, que será assinado por eles, e o presidente Jorge Picciani os declarará empossados. Cabral subirá à Tribuna de Orador, para pronunciar seu discurso, ao término do qual a cerimônia será encerrada. O presidente da Alerj também fará uma saudação ao governador, no início da solenidade. Ao término, o governador dará uma entrevista coletiva para a imprensa, no Saguão Getúlio Vargas, e, em seguida, seguirá para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Roussef (PT). Para a cerimônia na ALERJ, foram convidadas 1.200 pessoas, sendo que 570 já confirmaram presença. Entre elas, 55 deputados estaduais, 13 deputados federais, 21 secretários de estado, 56 prefeitos, nove presidentes de partidos, seis presidentes de câmaras municipais, dois senadores e um recém eleito para o Senado e 22 representantes consulares. Para fazer a segurança da cerimônia, que também contará com a presença do arcebispo do Rio e de representantes da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), da Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomercio) e da Associação Comercial do Rio (ACRJ), a Casa disponibilizará 84 seguranças de seu quadro de funcionários. Sergio Cabral deverá chegar à Alerj por volta das 10h45, com a família, quando passará a guarda e será recepcionado pelo presidente do Parlamento fluminense no topo das escadarias do Palácio Tiradentes. Logo em seguida, ambos seguirão para uma reunião, dentro da Casa Legislativa, com o Comitê Olímpico Internacional (COI), prevista para terminar às 11h20. Logo após, acompanhado de Picciani, o governador irá para a sala da presidência, de onde partirá, dez minutos depois, para a cerimônia no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Durante a solenidade, a mesa será composta pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, pelo procurador geral de Justiça do Rio, Cláudio Soares Lopes, e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, além de Picciani, Cabral e Pezão. No Plenário, 240 pessoas assistirão a solenidade, que também será acompanhada por 150 pessoas nas galerias,100 no Salão Nobre e 70 na sala das comissões (os dois últimos locais com transmissão por TV). Foto: ALERJ por Ana Pinta Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 01:06 PM PST
Vai ficar em casa e assistir os fogos de Copacabana pela Tv? Bem, ao menos você tem uma boa notícia, a Rede Globo fará uma cobertura especial das festas de Réveillon e fará a transmissão da queima de fogos em Alta Definição (é claro, você precisa de uma Tv compatível). Só no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais estarão envolvidos nas transmissões do Réveillon. Para mostrar, ao vivo, as imagens das festas, o jornalismo contará com 10 câmeras. Três unidades móveis e dois helicópteros, os Globocops, darão apoio à operação. Se bombear ano que vem a transmissão será 3D Posts Relacionados:
|
Posted: 31 Dec 2010 06:54 AM PST
Começou a circular um vídeo mostrando como ficará o futuro metrô da Barra, no Jardim Oceânico. Apesar de ter previsão de inauguração para 2012, ela só deve começar a funcionar com os trens em 2015 quando deve terminar a ligação com Ipanema. Não gostei muito da ponte estaiada, acho que ela quebra o visual para as matas. Mas tá na moda, né? Depois do X lá de Sampa parece que todos querem fazer assim agora. Posts Relacionados:
|