Roberto Abraham Scaruffi

Wednesday, 4 May 2011





Posted: 03 May 2011 08:01 AM PDT
Fonte: MSN
OIM pede permissão urgente para entrar em Misrata e retirar feridos (Foto: EFE)
A Organização Internacional das Migrações (OIM) fez nesta terça-feira um chamado urgente a todas as partes envolvidas no conflito líbio para que um navio fretado pelo organismo possa atracar em Misrata e retirar mil imigrantes e inúmeros feridos graves.
“O navio saiu de Benghazi em 29 de abril, e desde o dia 30 está esperando para atracar em Misrata”, disse o porta-voz da OIM Jumbe Omari Jumbe.
Entre as razões que impedem à embarcação de se aproximar ao porto, Omari citou “o bombardeio da zona portuária” por parte das forças aliadas do ditador Muammar Kadafi, assim como o temor da Otan de que as águas estejam minadas.
“A situação dos feridos que esperam ser retirados é critica”, e duas pessoas que estavam hospitalizadas já morreram, enquanto aguardavam transferência, assinalou o porta-voz.
Há “23 jornalistas esperando para deixarem o território no mesmo navio”, acrescentou.
Além dos feridos e dos jornalistas, 1 mil trabalhadores procedentes de países como Gana, Chade, Nigéria, Sudão, Mali, Egito e Bangladesh, esperam no porto pelo resgate.
Por outra parte, 8 mil líbios de origem berbere chegaram à vizinha Tunísia no último fim de semana fugindo dos combates entre as forças de Kadafi e os rebeldes na região montanhosa do leste líbio, informou a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).
“O êxodo a partir das montanhas do oeste da Líbia recomeçou após uma breve interrupção na semana passada”, assinalou o porta-voz Adrian Edwards.
Os refugiados foram amparados na localidade de Dehiba, no sul da Tunísia.