Roberto Abraham Scaruffi

Saturday 30 April 2011


Ricardo Gama



Posted: 29 Apr 2011 03:54 PM PDT
.
Alô povo do Rio de Janeiro, se a INCOMPETÊNCIA e as CAGADAS do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes lhe deram prejuízo, corra atrás dos seus direitos, procure um advogado, e processo no Estado e na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Reprodução do site R7.


As vítimas da forte chuva que atingiu a cidade do Rio de Janeiro na segunda-feira (25) podem pedir indenização do Estado para ressarcimento dos prejuízos causados pelas enchentes ou com deslizamento, segundo a professora de Direito Glória Regina Vianna Lima da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A professora diz ainda que administração pública - União, Estado e Município- é responsável pelos atos e condutas praticadas pelos seus agentes, ou seja, tem responsabilidades sobre problemas ocorridos em caso de omissão em obras que deveriam ter sido feitas ou ainda em obras que foram feitas de forma inadequada.
- Se um médico do SUS (Sistema Único de Saúde) praticasse um ato lesivo a alguém, a responsabilidade seria do Estado.Em caso de força maior [desastres naturais, por exemplo] a gente não pode responsabilizar diretamente a administração, entretanto, se ficar comprovado que os danos ocorreram por omissão da administração ou sua ação deficiente, como deixar de realizar obras ou fazê-las de forma inadequada, aí há a possibilidade efetiva de reparação de danos.
Para o professor de Direito Luiz Alberto Souza e Silva, comerciantes também podem entrar com pedido de indenização para reaver prejuízos causados pelas chuvas, ressaltando, inclusive, que este tipo de ação tem praticamente 100%de chances de vitória.
- Os comerciantes da Praça da Bandeira, por exemplo, mesmo que a prefeitura diga que vai resolver a situação deles em pouco tempo, todos podem entrar com pedidos para ressarcir os danos que já tiveram. E, garanto, todos ganhariam a ação sem grandes problemas. Para exemplificar um dos direitos da população, o professor Luiz Alberto contou a história dos moradores do prédio invadido na rua Gomes Freire, que estava em iminente risco de desabamento e a prefeitura providenciou um hotel para eles.
- A prefeitura sabia que o edifício tinha risco e por isso, antes que uma situação pior ocorresse e ela pudesse ser acionada por omissão, o município se antecipou e retirou todos os moradores do local colocando-os em um hotel.O mesmo pode ser usado para quem tem uma casa destruída e tem que ficar em abrigo. Se não quiser, pode entrar com liminar pedindo que a prefeitura pague um hotel.
Responsabilidades
Para o professor Luiz Alberto, a Prefeitura e o Estado têm dever de mapear previamente os riscos e informar a população, até para se resguardar. Caso contrário, a população pode entrar com pedido de danos materiais no caso de uma pedra rolar do alto de um morro e causar danos em veículos ou imóveis.
- A população não pode ficar a mercê de acontecimentos “naturais”. Se uma pedra desce na estrada Grajaú-Jacarepaguá, a prefeitura tem que se precaver e colocar antes um amparo.
Isso é obrigação da Secretaria de Obras. Se causar danos, a pessoa que for prejudicada pode acionar a prefeitura, assim como a população pode acionar a light quando um eletrodoméstico queima. De acordo com a professora Glória Regina, depois que comprovada a culpa do Estado ou da União por prejuízos materiais ou a morte de alguém em consequência da chuva, a pessoa que entrar com a ação, não só ganhará por danos patrimoniais (se a pessoa que vier a falecer tivesse possibilidades de lucros no meio profissional), mas também ganhará pelos danos morais que esta morte provocou. O mesmo vale em caso de ter que deixar sua casa para ficar em abrigos.
Corpo é arrastado na praça da Bandeira
O Corpo de Bombeiros informou na manhã desta terça-feira que resgatou um corpo na região da praça da Bandeira, zona norte, durante as chuvas que atingiram a cidade na madrugada (25).
Os bombeiros ainda não sabem informar se a vítima morreu afogada na enchente e, por isso, a prefeitura do Rio ainda não confirma esta morte em decorrência da chuva. Uma mulher foi atingida por uma descarga elétrica na rua Conde de Bonfim, na Tijuca, também na zona norte. Ela foi socorrida por bombeiros e levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. A Coordenação da Defesa Civil informou nesta quarta-feira (27) que a chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na última segunda-feira (25) deixou 250 desalojados e 170 desabrigados nos municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Mangaratiba, na Costa Verde.
Somente na cidade de Duque de Caxias, houve inundações nos bairros Parque Independência, Saracuruna, Vila Maria Helena, Vila Urussai e ParquePaulista, deixando 150 desalojados e 150 desabrigados. Entre eles, há muitas crianças, algumas machucadas. Ao todo, foram afetadas cem residências.
Toneladas de lixo e lama
A prefeitura do Rio retirou mais de 310 toneladas de lama e lixo da Praça da Bandeira e da região do bairro da Tijuca. As equipes de emergência da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) trabalham com 310homens e o apoio de 12 caminhões basculantes, três pás mecânicas, quatro pipas d’água para limpeza das calçadas e asfalto, além de veículos compactadores de detritos.
A Defesa Civil registrou nas últimas 24 horas, 373 atendimentos. A maior parte para alagamentos de prédios e residências. Houve também chamados para imóveis com rachaduras, ameaças de desabamento e deslizamentos de barreira.
Posted: 29 Apr 2011 03:46 PM PDT
.
Eu torço para que as Olimpíadas sejam um sucesso, o problema é o Rio de Janeiro nas mãos desses FANFARRÕES do Sérgio Cabral, Eduardo Paes, e a sua "turma".

O COI fez muito bem em questionar essas pseudo autoridades pelos transtornos causados pelo temporal.

A conferir.

Conselheiros das comissões de transportes e instalações do COI (Comitê Olímpico Internacional) estiveram nesta quinta-feira (28) nas obras do metrô na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Sem dar muitos detalhes, o secretário de Transportes do Estado do Rio, Julio Lopes, confirmou que os membros do COI fizeram questionamentos sobre os transtornos causados pelo temporal de segunda-feira (25), que atingiram principalmente a região do entorno do estádio.

Segundo Julio Lopes, o governador Sérgio Cabral tentou tranquilizá-los ao garantir que os recursos para as obras na praça da Bandeira, um dos pontos mais vulneráveis a inundações, já foram solicitados e que o problema será resolvido até a Copa de 2014.
Mais cedo, o grupo circulou pelo corredor exclusivo da avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul.
Posted: 29 Apr 2011 03:37 PM PDT
.
Gente desculpa, ando atrasado c0m as postagens, essa matéria é de ontem, mas acho fundamental postá-la aqui.

Vejam o nível da violência no Rio de |Janeiro, traficantes atacando do "nada" policiais.

Uma coisa é certa, a grande mídia vem escondendo da população a verdadeira realidade do Rio.


Reprodução do site R7.

Um policial civil foi baleado quando passava com um carro da corporação próximo à favela da Quitanda, em Costa Barros, na zona norte do Rio, nesta quinta-feira (28).
Um carro da Divisão de Homicídios passava pelo local quando foi atacado a tiros pelos traficantes. Os policiais teriam ficado encurralados e um deles acabou levando um tiro e também ficou ferido por estilhaços.
Um helicóptero da Polícia Civil foi acionado e PMs foram ao local para dar apoio. Um carro da PM também ficou perfurado pelos tiros.
O agente ferido foi levado para o hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. Os policiais da Divisão de Homicídios teriam ido entregar uma intimação para uma pessoa na região.
Posted: 29 Apr 2011 03:19 PM PDT
.
A verdade é, o Prefeito Eduardo Paes é um FANFARRÃO e um MENTIROSO, leiam a nota abaixo, e tirem as suas próprias conclusões.

Isso é uma vergonha !!!

Reprodução do jornal Extra, coluna Berenice Seara


Posted: 29 Apr 2011 05:38 AM PDT
.
Gente era para eu ter postado essa matéria ontem, mas devido aos problemas de "saúde" que ando passando estou atrasando as postagens, me desculpem.

Mas vejam que o Metrô Rio continua tratando o povo com total DESCASO, DESRESPEITO, e claro, muita PORRADA.

Não é a toa que é a esposa do Governador Sérgio Cabral que advoga para a empresa Metrô Rio, o que é PROIBIDO e ILEGAL pela Constituição Federal.

Isso é uma vergonha !!!

Sem dizer que hoje o metrô do Rio de Janeiro é o mais caro do Brasil.

Até quando o povo terá que sofrer com tanto descaso, e com tanta violência ?

Capa do jornal Extra de ontem.


Capa do jornal O Globo de ontem.


Manchetes e fotos do jornal O Globo de ontem.



Reprodução do Globo on line. RIO - O Metrô Rio decidiu nesta quarta-feira afastar os seguranças até a completa apuração do incidente na estação Botafogo. Por volta das 18h30m de terça-feira, agentes teriam puxado o jardineiro Gabriel Gonçalves, de 35 anos, que, segundo eles, estaria tentando pular a roleta para não pagar a passagem. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, a concessionária lamentou o ocorrido e pediu desculpas à população, ressaltando se tratar de um caso isolado. Toda a ação foi filmada pelo repórter Rogério Coutinho, da TV Globo , que estava na estação. O jardineiro chegou a cair no chão e colocar a mão nas costas, como se tivesse sido atingido, e foi levado para a sala de vigilância.
"A concessionária acrescenta que está pedindo desculpas publicamente a seus passageiros em todas as estações, através das televisões nas plataformas e do sistema de som na Estação Botafogo", diz a mensagem. ( Leia a nota na íntegra )
Mais cedo, o Metrô Rio e a Agetransp informaram, por meio de nota, que estão apurando o incidente. Na mensagem, a concessionária afirmou que os "funcionários são treinados para agir em situações adversas adotando normas de conduta padrão de segurança, sem uso indevido de força".
O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Marcelo Simão (PSB), também vai acompanhar o caso. O parlamentar quer a imediata demissão dos funcionários envolvidos nas agressões, e enviou requerimento à direção da concessionária Metrô Rio para exigir explicações do fato. A empresa será convocada, ainda, para audiência pública no dia 9 de maio, com o objetivo de detalhar o treinamento dos seguranças.
"No meu entender, nesse episódio, ficou clara a falta de preparo deles para agir em situação de estresse", afirmou o parlamentar, através de nota.
Na hora da confusão, passageiros indignados com a ação dos agentes se exaltaram e cobraram explicações. Um segurança deu uma gravata em outro passageiro, que também foi levado para a sala da segurança. Dois homens que disseram trabalhar com o rapaz detido negaram que ele estivesse tentando pular a roleta. O homem teria usado o RioCard para entrar na estação.
Os dois passageiros registraram queixa na 13ª (Copacabana) por lesão corporal. Um segurança também registrou queixa, pelo menos motivo, contra os passageiros.