Roberto Abraham Scaruffi: Ricardo Gama. On 23/03/2011, he was shot [shot in the head, for assassination] by the Dead Squads of the Cabral-Dilma Secret Police. The same Secret Police blocked whatever investigation on the attempted assassination. On the contrary, it activated the judiciary for the judicial liquidation of its target Ricardo Gama

Friday 19 July 2013

Ricardo Gama. On 23/03/2011, he was shot [shot in the head, for assassination] by the Dead Squads of the Cabral-Dilma Secret Police. The same Secret Police blocked whatever investigation on the attempted assassination. On the contrary, it activated the judiciary for the judicial liquidation of its target Ricardo Gama


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sérgio Cabral foi conivente, incentivou, e permitiu os exageros e o vandalismo no protesto dia 17-07-2013 na porta de Sua casa no Leblon, logo Cabral deve responder criminalmente também

.
Vídeo comentário, Sérgio Cabral é responsável pela sua omissão.


Bem já postei sobre o protesto de ontem, e abordei a questão do  "vandalismo "e "exageros" feitos pelos manifestantes e repressores do Sérgio Cabral, clique aqui e leia.

Com base na matéria da Folha de São Paulo (abaixo) de hoje podemos dizer, com certeza, e de forma muito tranquila, que o Governador Sérgio Cabral foi conivente, permitiu, e em tese incentivou os atos de vandalismo.

Lendo a matéria abaixo, verificamos que o Governador Sérgio Cabral não permitiu que a polícia reprimisse os atos de vandalismo, uma das advogadas que tem o apoio da OAB disse:

"...o vandalismo não foi reprimido de maneira alguma"

Em outra parte da matéria a Folha de SP diz que ontem diferentemente, o governo recuou, abrindo uma lacuna para que houvesse a depredação.

Pergunta, por que o Governador  Sérgio Cabral não reprimiu os manifestantes mais exaltados ?

Sérgio Cabral queria criminalizar o movimento, para obter ganhos eleitorais ?

Mas a questão é o seguinte, comprovada a omissão do Governo Sérgio Cabral, conforme demonstrada pela Folha de São Paulo, cabral e demais autoridades respondem pelos crimes também, conforme artigo 13 do Código Penal, em especial com base na alínea "a" do segundo parágrafo, vejam abaixo. 

Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

(…)

2º - 
A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:


        a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; 

        b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;

        c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado. 

Em outras palavras, conforme o dispositivo penal acima, o Governo Sérgio Cabral e demais autoridades, como Secretário de Segurança tinham o dever e a obrigação de agir para evitar o resultado, os danos, ou seja, pela omissão respondem pelos crimes.


 Pergunta, alguém vai investigar a omissão do Governador Sérgio Cabral em reprimir os manifestantes, o que de certa forma, podemos entender como um incentivo ?


Isso sem citar o crime de prevaricação, que outras autoridades  e cia podem ser enquadrados também,   leiam:

CAPÍTULO I
DOS CRIMES PRATICADOS
POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO
 CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

Prevaricação
  
        Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

 
        Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
 
Reprodução de parte da matéria da Folha de São Paulo, e abaixo a imagem das respectivas.

"Diferentemente de outros protestos, desta vez a polícia dispersou o primeiro foco de resistência com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Logo em seguida, recuou para a base montada no quarteirão do governador e, a partir daí, só agiu duas horas e meia depois. A lacuna permitiu que jovens de rostos cobertos quebrassem placas, vidraças de agências bancárias e lojas nas redondezas, promovessem saques e distribuíssem barricadas com fogo nas principais ruas dos dois bairros. 

(...)

"Os protestos no Rio sempre começavam de forma pacífica, com casos pontuais de vandalismo. Em geral, a polícia respondia com uma força desproporcional, atingindo gente que não estava necessariamente no grupo violento. O que vimos hoje foi o extremo oposto: o vandalismo não foi reprimido de maneira alguma", disse uma integrante do grupo Habeas Corpus, de advogados voluntários que prestam consultoria jurídica a manifestantes detidos pela polícia. A advogada, que pediu que seu nome não fosse revelado, disse que o grupo tem o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). "




Até a Revista Veja, diz que a PM não acompanhou  movimento.



Palavras chaves: manifestação, protesto, dia, 17-07-2013, porta, sérgio cabral, leblon, confronto, PM, 


Protesto dia 17-07-2013 na porta de Seegio Cabral: O comandante da Polícia Militar do Rio, Erir da Costa Filho, criticou a imprensa, ainda disse que "PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra"

.

 Sou um ferrenho defensor dos  Policiais Militares, eles são mais uma vítima desse governo Sérgio Cabral.

Mas não concordo com as críticas do Comandante Geral da PM quanto a imprensa, já que ela faz o seu trabalho e tem que mostrar a verdade. E olha que aqui no RJ tudo se esconde para proteger Cabral.

E discordo veementemente do Comandante, o povo não pode aceitar a PM "ruim".

O problema é que o Comandante da PM, do  Batalhão de Choque, e de outros,  tem que começar a se recusar a cumprir ordens ilegais de Cabral, e, inclusive, lutarem pela desmilitarização da PM.

Os protestos não são contra a PM, e sim contra o Governo Sérgio Cabral.



Folha.com



 O comandante da Polícia Militar do Rio, Erir da Costa Filho,criticou a imprensa, pediu o apoio da mídia e defendeu a corporação que comanda. 
 
"PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra", disse, visivelmente emocionado durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18). 

Costa Filho reclamou da imprensa por fazer críticas à atuação da Polícia Militar durante os protestos das últimas semanas. Ele afirmou que a corporação precisa de "apoio".

Eleições 2014: Pezão candidato de sérgio Cabral defende FARRA de helicópteros por Cabral, e acusa Marcelo Freixo e Anthony Garotinho pelos protestos no Rio

.
Pezão, Pezão, quem é mesmo ?

Ahhh, o do pé grande, vice do Seergio Cabral que quer ser governador, e está em último nas pesquisas, quase não pontua.

Olha que Pezão ainda defende a farra de Cabral com os helicópteros, e bate na mesma tecla, para tirar da reta as cagadas e suspeitas de irregularidades culpa a oposição.
 
Globo

ezão pensa em adequar campanha aos protestos, mas defende uso de helicópteros: ‘demagogia barata’

Vice-governador minimiza manifestações específicas contra o governo do Estado

‘É uma covardia com o Rio’ condenar Sérgio Cabral pelo uso do transporte aéreo, afirma pré-candidato


RIO — Pré-candidato ao governo do Rio em 2014 pelo PMDB, o vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que as recentes manifestações ocorridas no estado não vão abalar a sua pré-campanha. Os protestos têm como alvo, principalmente, o governador Sérgio Cabral, também do PMDB. Em entrevista ao GLOBO, Pezão argumenta que a disputa eleitoral "ainda está longe" e, até outubro do ano que vem, "vai corrigir o que estiver errado". Abalado com a repercussão envolvendo a polêmica sobre o uso de helicópteros do estado por Cabral, Pezão classificou como "demagogia barata" e "covardia" as denúncias de que o governador utiliza as aeronaves para transportar a família para Mangaratiba, cidade do Sul Fluminense onde Cabral passa os fins de semana.

O senhor acredita que as manifestações realizadas no Rio, principalmente contra o governador Sérgio Cabral, podem prejudicar a sua pré-campanha para 2014?

Não. (A eleição) Está muito longe. Até lá vamos corrigir o que estiver errado.

E o que está errado para o senhor?

O que eu quero dizer é em relação às reivindicações nas ruas. Vamos tentar atender as coisas na medida do possível. O Rio está crescendo muito. Na hora certa, vamos mostrar isso. Temos muitas obras para entregar.

Mas, após esses protestos, o senhor e o governador decidiram mudar a estratégia para 2014?

Como eu disse: ainda é muito cedo. Em três dias, visitamos nove cidades para lançar o programa Renda Melhor. Quando o Papa for embora, vamos continuar até lançar em 41 cidades.

O senhor não está usando esse programa social de forma eleitoral?

Não. Há dois anos, eu já apresentava o Renda Melhor nas cidades. Fiz isso direto em 51 municípios. As manifestações são um direito democrático do brasileiro, é legítimo, mas não se pode ter um viés político que estamos tendo.

Então o senhor acha que esses protestos contra o Cabral têm como responsáveis os adversários políticos?

Claro. Você não está vendo? Não está vendo que é o (deputado federal Anthony) Garotinho (pré-candidato do governo do Rio pelo PR) e o (deputado estadual Marcelo) Freixo? As reivindicações são nacionais e internacionais. É no mundo inteiro. As redes sociais são uma realidade. Mas não podemos antecipar o processo eleitoral. Não se pode aproveitar um movimento para fazer campanha.